Romanos 7.24

Eu amo a leitura da Bíblia na versão King James! Ela traz o texto de Romanos 7.24 assim: "Miserável ser humano que sou! Quem me libertará deste corpo de morte?"

Temos que ter em mente, que os romanos eram historicamente conhecidos por seus vários métodos de tortura! Um dos mais conhecidos por nós é a crucificação. Mas havia um outro método, igualmente cruel, chamado Necroforia. Nesse caso, quando um homem era julgado por homicídio e condenado à morte, os romanos pegavam um cadáver em estado de decomposição e amarravam nas costas do assassino de forma que era impossível que este se soltasse. Assim, à medida que o cadáver ia se decompondo, o vivo também começava a apodrecer, e na conforme os vermes se alastravam por comer o corpo morto, consequentemente comiam também o vivo! Era uma forma terrível de suplício! 

O defundo apodrecia e seu odor se apegava àquele que o carregava, e aquele homem agonizava até finalmente morrer!
É possível que Paulo tivesse essa prática em mente quando exclama: "Quem me livrará do corpo dessa morte?"

Paulo usa o corpo como metáfora de um cadáver que pesava sobre suas costas, mas que era de sua responsabilidade equilibrá-lo para que não caísse ou alterasse o curso do seu trajeto ao carregá-lo
.
O Cristão vive entre dois mundos ao mesmo tempo, e isso causa muitas aflições. Esse é o motivo pelo qual a carne batalha contra o Espírito e o Espírito batalha contra a carne, porque os dois são opostos. A vitória contra esse inimigo (a disposição pro pecado que existe em nós) não vem sem muita luta, mas ao longo do tempo, enquanto buscamos viver uma vida santificada na presença de Deus. A resposta definitiva a esse mal, Paulo dá no versículo seguinte: "Graças a Deus por Jesus Cristo!". Que nossas fraquezas nos levem àquele que venceu! 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Romanos 3.23

Qual o significado da expressão bíblica que Deus é Santo, Santo, Santo? (Isaías 6.3; Apocalipse 4.8)