Romanos 2.11

Quando estudamos o capítulo 1, vimos a condição natural do homem diante de Deus, mais precisamente dos gentios, que apesar de conhecê-lo como Deus não o glorificaram como tal.
Agora no capítulo 2, vemos a condição dos judeus como igualmente culpados! Podemos perceber aqui, que simplesmente possuir conhecimento da lei não é suficiente para salvá-los. Na verdade, por possuírem esse conhecimento, sua culpa era ainda mais grave. Paulo fala que a verdadeira circuncisão não é na carne, e sim no coração... No sentido de que nada adianta eles terem as leis, os profetas e as evidências externas, nem mesmo serem chamados "povo de Deus", se não tivessem o coração voltado para o Senhor e confiassem que a salvação vinha somente por um ato de graça e misericórdia da parte dEle.

Os judeus consideravam-se estar em uma posição privilegiada do restante da humanidade, por possuírem a lei de Deus e por serem portadores da promessa feita por Ele a Abraão. Se sentiam no direito de julgar os seus semelhantes, desconsiderando que "Deus não faz acepção de pessoas", que todos são igualmente culpados diante dEle. Somente pelo sacrifício vicário de Cristo somos reconciliados com Deus!

Muitas vezes, nós cristãos também exigimos que os não-crente obedeçam a Palavra, quando nós mesmos não damos testemunho. Que venhamos primeiro tirar a trave dos nossos olhos, porque por conhecermos as Escrituras, seremos mais cobrados! Que Deus nos ajude a sermos conscientes de nossas misérias, para que nos abstenhamos de viver em pecado e venhamos nos arrepender diariamente!
Quando foi a última vez que você orou pedindo a Deus convencimento de pecados? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romanos 7.24

Romanos 3.23

Qual o significado da expressão bíblica que Deus é Santo, Santo, Santo? (Isaías 6.3; Apocalipse 4.8)